pós-escrito - definitie. Wat is pós-escrito
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is pós-escrito - definitie

Post-Scriptum; Post-scriptum; Pós-escrito; Escrito depois

pós-escrito         
adj (lat postscriptu) Escrito depois; escrito no fim
sm O que se acrescenta em uma carta depois da assinatura (abrev: P.S.)
Pl: pós-escritos.
post-scriptum         
(póst scríptum) (lat) sm V pós-escrito.
Pós-cyberpunk         
Pós-cyberpunk descreve um sub-gênero da literatura de ficção científica que se supõe emergido do movimento cyberpunk. Como seu predecessor, o pós-cyberpunk se centra em avanços tecnológicos em sociedades dum futuro próximo, geralmente examinando os efeitos sociais das telecomunicações globais, a engenharia genética ou a nanotecnologia.

Wikipedia

Post scriptum

Post scriptum, geralmente abreviado como P.S. (do latim, literalmente “pós-escrito”, ''escrito depois''), originariamente indicava algo que se julgasse necessário acrescentar a uma carta após o seu encerramento (depois do fecho, da assinatura etc.). Com o tempo, foi-se percebendo que essa fórmula servia para corrigir os lapsos de memória ou simplesmente informar que haviam ocorrido alterações depois que se dera a carta escrita à mão por concluída.

O post scriptum é utilizado como uma estratégia retórica: depois de percorrer todo o corpo do texto, o leitor se depara no fim com uma ideia posta em destaque, colocada ali com suposta despreocupação, que equivaleria na fala ao “Ah! Antes que eu me esqueça”, que possivelmente anuncia o mais importante que se tem a dizer. É justamente esse efeito do post scriptum que explica a sua utilização nas cartas e mensagens escritas no computador, uma vez que, com os recursos de correção e arrependimento trazidos pelos processadores de texto, o utilizador pode simplesmente incluir no texto o que tinha esquecido sem mais usar essa figura de linguagem.

Em português o termo equivalente é "em tempo" ou “pós-escrito”, expressões modernizadas encontradas em alguns dicionários. Apesar disso, mantém-se ainda hoje em dia o uso frequente da abreviatura “P.S.”.